Empresas fazem previsão do futuro visando mais eficiência em projetos de Inovação

Empresas fazem previsão do futuro visando mais eficiência em projetos de Inovação
Empresas fazem previsão do futuro visando mais eficiência em projetos de Inovação

 

Futures Thinking prepara lideranças para além da transformação digital, formando protagonistas de mudanças nas organizações e no mercado

 

A velocidade com que novas soluções e tendências surgem e são superadas é um desafio diário para as organizações que precisam implementar projetos de inovação e Tecnologia da Informação. Investimentos em infraestrutura, como redes e servidores, e a integração de sistemas demandam grandes esforços financeiros e de pessoal. Por isso, precisam ser planejados de olho no futuro para alcançarem a máxima eficiência e não se tornarem obsoletos precocemente.

“O que os bons gestores procuram é competitividade em longo prazo, que exige visão clara sobre onde a empresa planeja chegar e quais os cenários ela pode encontrar, inclusive e sobretudo no futuro”, explica Luciano Fernandes, CEO da Treesales, consultoria especializada em transformação digital com 25 anos experiência em gestão de projetos e governança em TI.

A Citrosuco, Líder global no mercado de laranja, é uma das empresas que já lançou mão de ferramentas de foresight ou futures thinking em seu planejamento. A companhia considera fatores que vão desde a mudança nas preferências dos consumidores até questões regulatórias, logísticas e, claro, custos de produção e preço das commodities.

“A construção e design de futuros foi um mergulho profundo no entendimento de nossas necessidades, oferecendo soluções inovadoras que impulsionaram significativamente nossa visão estratégica”, lembra Vitor Chehadi, gerente global de Suprimentos.

Para apoiar empresas no planejamento estratégico de seus negócios mirando cenários prováveis, possíveis e desejáveis, especialmente que impactem sua eficiência em TI, a Treesales incorporou a operação brasileira da Imma Consult, especializada em design e inovação nas áreas de serviços, cultura corporativa e de futuros, que tem como clientes a Citrosuco e dezenas de corporações no Brasil e em Portugal.

A fusão complementa a expertise da Tressales em projetos e governança de TI com a experiência da Imma em Design e Futures Thinking, dando ainda mais musculatura ao grupo Treesales, responsável pela gestão de budgets que somam R$ 50 milhões em serviços relacionados a Programas de Eficiência Corporativa através de Transformação Digital, Governança, Co-gestão de TI, Inovação e Corporate Venture Capital.

Para o CEO da Treesales, as empresas necessitam de suporte para que suas equipes sejam protagonistas no desenvolvimento e aplicação inteligente de tecnologias inovadoras, como Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Internet das Coisas.

“A cada dia novas soluções estão disponíveis. O que as metodologias de Futures fazem é apoiar as organizações, alinhando seus investimentos e prioridades com cenários de médio e longo prazos”, explica Fernandes.

Sócio da Imma Consult e agora head de futuros da Treesales, Augusto Carminati aponta que a vantagem do Design Thinking é preparar as equipes para enfrentar os desafios da operação diária da empresa e, ao mesmo tempo, ter um norte em longo prazo e saber como executá-lo.

“Ao antecipar tendências e prever cenários, as metodologias de futuro trazem mais efetividade na solução e no enfrentamento dos desafios. Afinal, adaptar-se não deixa de ser fundamental para a continuidade dos negócios, mas ser protagonista das mudanças é ainda mais essencial para quem busca liderança”, avalia.

Empresas fazem previsão do futuro visando mais eficiência em projetos de Inovação
Academia I.A.
A parceria Treesales e Imma Consult já deu origem a um novo projeto: a Academia da I.A., que inicia suas atividades oferecendo fluência em inteligência artificial corporativa para empresas atendidas pelas duas companhias. A ideia é levar ferramentas baseadas na tecnologia que possam otimizar o cotidiano dos colaboradores, simplificando tarefas e melhorando resultados tanto para a empresa como para o colaborador.

Futures Thinking
Enquanto Design Thinking é conjunto de técnicas e metodologias centradas em atender as necessidades do ser humano, Futures Thinking explora tendências e cenários para desenhar futuros prováveis e desejáveis e agir no presente. As variáveis consideradas são as mais diversas, passando pelo clima, inovações em tecnologia, saltos digitais, biotecnologia e processos geopolíticos, demandas de mercado e dos países, mudanças de comportamento da sociedade em geral, dentre outras.

Grupo Treesales
Com sede no Dabi Business Park, em Ribeirão Preto (SP), a Treesales é especializada em gestão e governança de TI com foco em transformação digital e inovação. O grupo gerencia projetos que somam R$ 50 milhões em investimento e savings no biênio 2024/25. As atividades incluem consultoria estratégica em TI, gestão de projetos (PMO), gestão de mudança, (CMO), gestão de programas de inovação, Strategy, Data and Analytics, Business Process Control, estruturação de Corporate Venture Capital e projetos de Futures Thinking e Design Thinking.

O portfólio da Treesales inclui empresas como Usina Nardini, Tereos, Oscar Calçados, Usina São João, Usina da Pedra, Santa Emília Veículos e LagoSan, Lowell Cosméticos, Bionovis Biofarma, Frigorífico Barra Mansa, Matilat, Usina Cerradão, JF Citrus, JF Bricks e Montante Construtora.

Imma Consult
Presente no Brasil e em Portugal, a Imma Consult trabalha com inteligência em design e inovação em áreas de serviços de UX, Product Discovery, Design Thinking e métodos ágeis, cultura de organizações e também a ampla gama da área de futuros. Em uma década de atuação, já atendeu MSD, DHL, Citrosuco, Galp Energia (Portugal), Dabi Business Park, CTT Correios de Portugal, Vodafone, Sesc e Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro S.A.), dentre outros.

administrator

Related Articles

Nos chame no WhatsApp
1